A carregar...

A ansiedade nem sempre precisa ser considerada um grande problema. Em alguns casos, a ansiedade é bastante positiva e produtiva, porque graças a ela ficamos mais alertas e preparadas para lidar com as situações boas e difíceis da vida.

O problema é quando a ansiedade começa a dominar a nossa vida, limitando e minando os nossos pensamentos, emoções e atitudes. A boa notícia é que existem alternativas de como diminuir a ansiedade de maneiras simples, e que podem fazer parte do nosso dia-a-dia. Algumas mudanças de hábitos e de pensamentos já são capazes de fazer uma grande diferença e trazer muitos benefícios.

Como seres humanos que somos, estamos vulneráveis a passar por momentos de menor ou maior ansiedade na nossa vida, mas é preciso ficar atenta para que a ansiedade não acabe invadindo a maioria das situações da nossa vida, roubando a nossa paz.

Alguns sinais de que a ansiedade já tem dominado a sua vida:

  • Preocupação excessiva. Pensamentos acelerados e ansiosos (“E se…??!!”) – o famoso sofrimento por antecipação.
  • Dificuldade para dormir ou manter um sono de qualidade.
  • Dificuldade de concentração e memória.
  • Tensão muscular constante, dores de cabeça frequentes e dificuldade para relaxar.
  • Conexão frágil com o momento presente e resistência em aceitar e desfrutar o aqui e agora da sua vida.
  • Necessidade de estar sempre no controle de todas as situações.

Afinal, por que tanta ansiedade? Confira algumas possíveis causas abaixo e observe se alguma (ou várias) tem afetado a sua vida:

  • Sociedade cada vez mais inquieta, acelerada e bombardeada com excesso de informações;
  • Estilo de vida desconectado do momento presente e excessivamente focado em resultados rápidos;
  • Sobrecarga de atividades, pressões e cobranças (internas e externas);
  • Influência de fatores genéticos e de personalidade;
  • Vivências do passado e experiências traumáticas ainda não resolvidas;
  • Abuso de substâncias químicas.

Se ainda tiver dúvidas quanto a sua situação ou se reconhece que está sofrendo bastante com seus níveis de ansiedade constante, é necessário buscar ajuda profissional psicológica e médica para aderir a um tratamento específico.

Quando recomendo um jeito mais natural de lidar com a ansiedade, me refiro às mudanças principalmente na sua mente e no seu estilo de vida. Você pode começar a dar seus primeiros passos para diminuir e neutralizar a sua ansiedade de um jeito descomplicado e acessível a você.

A medicação, quando necessária, é um ator coadjuvante do tratamento. Os ansiolíticos são úteis, em especial quando há transtorno do sono. […] Mas o Eu deve ser o ator principal. […] se não treinarmos nosso Eu para gerir pensamentos e proteger nossa emoção, o risco de adoecer nessa sociedade estressante é altíssimo. Augusto Cury

Vou compartilhar com você algumas práticas consideradas naturais e acessíveis. Que tal se desafiar a implementar e colocar essas dicas em prática na sua rotina? Você pode começar hoje mesmo! O importante é dar o primeiro passo, mesmo que seja inicialmente pequeno.

Dicas para diminuir a Ansiedade Naturalmente

Lembrando que não basta apenas amenizar os sintomas da ansiedade. Promover alívio e bem-estar são práticas benéficas sim, mas ainda continuam sendo soluções paliativas e temporárias… É preciso identificar o que causa o seu excesso de ansiedade e intervir nisso.

Há atitudes, técnicas simples e métodos naturais que comprovadamente geram benefícios quando decidimos coloca-las em prática no nosso dia-a-dia. Muitos estudos já comprovaram que são práticas que contribuem bastante no processo de como diminuir a ansiedade.

Confira as dicas abaixo:

  • Foque no seu Momento Presente

Uma atitude simples, mas nem sempre fácil de praticar, principalmente num mundo que supervaloriza o resultado de tudo e não desfruta o meio em si mesmo, a própria jornada e caminho que também faz parte do processo todo. Assim, as pessoas ficam viciadas em fugir do momento presente: a mente dificilmente fica confortavelmente presente e focada no aqui e agora, e isso aumenta a inquietação, a ansiedade, dá espaço para medos e divagações que roubam a paz e presença consciente no momento presente.

Algumas das práticas cotidianas nas quais geralmente ficamos mais concentrados e presentes, são aquelas quando estamos fazendo algum exercício físico, um momento de meditação ou uma atividade complexa que exija nosso foco total. Mas, muito além desses momentos, é possível você decidir focar em qualquer atividade do seu momento presente como um fim em si mesmo, desapegada dos resultados futuros.

É como viver sua vida e também amar as pessoas como se não houvesse amanhã. Assim, quando estiver comendo algo, esteja apenas comendo algo. Quando estiver conversando com alguém, converse de verdade e aprecie esse momento e essa pessoa. Quando estiver passeando, desfrute esse passeio… Quando estiver realizando uma atividade ou lidando com uma situação, realize essa atividade, lide com a situação específica… Cada momento e atividade da sua vida pode ser vivida e realizada uma de cada vez, com mais foco e presença intencional.

  • Observe e Acalme sua Respiração

Um dos sintomas mais comuns da ansiedade é a respiração mais acelerada e ofegante. Quando os pensamentos ansiosos se manifestarem, observe conscientemente a sua respiração e busque acalmá-la aos poucos.

Concentre-se na sua respiração…

Inspire pelo nariz por 4 segundos… Segure o ar por 2 segundos… E depois solte o ar por 6 segundos…

Assim, aos poucos você vai acalmando a sua mente e seu corpo.

  • Durma bem

Um sono de qualidade é extremamente importante e a insônia pode até ser a própria causa da sua ansiedade!  Dormir bem é um calmante natural e revigorante mental poderoso por si só, mas o fato é que nem todos conseguem dormir tão facilmente e tranquilamente…

A insônia, muitas vezes, é como se fosse um tipo de “vingança da mente” gerada por pensamentos e questões importantes que foram mal elaborados ou negligenciados durante o dia. Então, essa inquietação mental pode vir à tona naquele momento em que você está exausta!

Diante disso, tome as providências necessárias para que você consiga ter um sono mais tranquilo e adequado todas as noites. Reduza as atividades e distrações com luzes e sons quando estiver perto da hora de dormir. Pelo bem da sua própria mente, faça uma retrospectiva do seu dia… Observe seus pensamentos sem julgamentos, acolha-os e retome seu alinhamento interno. Cuide bem da sua alimentação à noite, faça algum exercício de relaxamento e transforme o seu quarto num aconchego bem gostoso pra descansar e renovar a sua mente e o seu corpo.

  • Aceite sua realidade por inteiro

A aceitação te deixa mais leve e aberta às inúmeras possibilidades na sua realidade. Viva e acolha sua realidade do jeito que ela se apresenta, para então transformá-la ou desfrutá-la de maneira mais consciente. Lembre-se de que é um desgaste desnecessário querer ter certeza e controle de tudo.

  • Pratique Exercícios Físicos

Escolha uma atividade física que você prefira e movimente-se! Como já sabemos, a prática de atividades físicas libera substâncias como a endorfina, que traz a sensação de bem-estar e reduz a ansiedade.

  • Alimente-se bem

A nossa alimentação tem o poder de influenciar até o nosso humor. Dê preferência a alimentos mais nutritivos e busque praticar um estilo de nutrição mais consciente e equilibrado pra você. Alimentos que contêm triptofano, vitamina C, ômega 3 e magnésio são muito benéficos para a saúde emocional.

  • Faça uma revisão nos seus pensamentos

Observe os pensamentos que passeiam na sua mente… Faça um exercício bem honesto de observação. Esses pensamentos estão excessivamente focados em aspectos do passado ou do futuro? Questione esses pensamentos e reavalie se são pensamentos produtivos e benéficos ou se é necessário desapegar deles, principalmente se forem desgastantes ou estiverem te prejudicando emocionalmente.

Compartilhe: